🕑
Tempo de leitura
: 1 minuto
De pronto, é importante esclarecer que nada impede o candidato de se inscrever em concurso público. No entanto, o problema gira em torno da vedação em se tomar posse no cargo pretendido.
Uma condenação criminal só surtirá efeitos quando não couber mais recurso contra a sentença que lhe condenou. Ou seja, se o seu processo judicial ainda está em andamento, o órgão ou a entidade que está ofertando vagas não pode lhe impedir de participar do concurso público ou deixar de lhe nomear e lhe dar posse no cargo, caso você seja aprovado. A presunção de inocência é um princípio previsto na Constituição Federal. Segundo ele, ninguém pode ser considerado culpado até que haja o trânsito em julgado da sentença penal condenatória.
O Supremo Tribunal Federal (STF) já se posicionou nesse sentido e fixou a seguinte tese: "Sem previsão constitucionalmente adequada e instituída por lei, não é legítima a cláusula de edital de concurso público que restrinja a participação de candidato pelo simples fato de responder a inquérito ou ação penal".
Será impeditivo para sua posse se houver sentença penal condenatória transitada em julgado nos concursos das carreiras de segurança pública e de outras que exigem análise do seu passado (sindicância de vida pregressa), pois a condenação que não cabe mais recurso acarreta registro de antecedente criminal em sua ficha e, consequentemente, esta “passagem criminal” torna-se motivo de reprovação na fase de investigação social.
A Administração Pública tem legitimidade para poder investigar os seus futuros servidores públicos, principalmente naqueles concursos que envolvam segurança pública, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militares.
Para esses cargos que envolvem segurança pública é imprescindível uma reputação ilibada, uma conduta moral ética, assim como em cargos de grande relevância social, como magistratura, ministério público e promotoria de justiça.
⚠️ Atenção: A Quadrix® é executora de concursos, sendo responsável pela organização e seu pelo planejamento, até a divulgação do resultado final. Logo, o processo de confirmação e validação dos requisitos de cargos é realizado pelo órgão contratante no momento da contratação/posse, não sendo informado para a Quadrix® a situação desses procedimentos.
❗Importante: Consulte o edital para conhecer todas as regras e obter as informações necessárias sobre o concurso do qual deseja participar. Leia este artigo aqui 📌 e entenda a importância de se ler o edital.
Este artigo tem caráter informativo, o que não substitui a consulta a um advogado ou especialista da área, bem como a respectiva legislação vigente aplicável.
Não encontrou o que precisava?
Entre em contato com a gente via chat ou e-mail. Responderemos o mais breve possível!
Queremos te ouvir!
📌 Feedback
Se você tem algum feedback, compartilhe com a gente!
Saiba mais aqui
📌 Mural de ideias
Nós valorizamos a sua opinião!
Saiba mais aqui
📌 Comunicar um erro nesse artigo
Nós nos preocupamos em sempre fornecer informações úteis e corretas!
Saiba mais aqui
E aí, esse artigo ajudou você?
Deixe sua avaliação para que possamos melhorá-lo. 😃